MoodleMoot 2009

Estaremos participando do Moodlemoot 2009 nos dias 13 e 14/11/2009 apresentando dois resumos intitulados :

Integração do Moodle com Sistemas de Gestão Acadêmica Utilizando Base de Dados Externa

Autora: Brugger, Gisele, R, especialista em Administração de Redes Linux, PUC Minas, giselebrugger@gmail.com
Co-autor: Gouveia, Ricardo F., Especialista em Eng. de Telecomunicações (UFMG), Gestor de TI do Colégio Magnum Agostiniano Cidade Nova, ricardogouveia@magnum.com.br.

O uso de plataformas digitais de Ensino a Distancia (EAD) nas Universidades e Escolas de ensino médio e fundamental é uma realidade cada vez mais presente na atualidade. Estas por sua vez já possuem na maioria das vezes um sistema de gestão acadêmica implantado, com todas as informações relativas a cursos, turmas, disciplinas, usuários e matrículas. Nesse contexto, um dos fatores primordiais para o sucesso da implantação do Moodle é a capacidade de importação automática de todas as informações necessárias do sistema de gestão acadêmica, mantendo assim uma sincronização das informações sem a necessidade de interferências manuais, como por exemplo, na criação de cursos e matrículas de alunos e professores. No Colégio Magnum Agostiniano (ensino infantil ao ensino médio), em Belo Horizonte, foi realizada a integração do Moodle com dois sistemas de gestão acadêmica diferentes, sendo que um utiliza a base de dados SQLServer e outro o Access. Para esta integração foi utilizada uma base de dados Mysql intermediária e foram desenvolvidos scripts na linguagem de programação PHP para auxiliarem nas atualizações. Através dos scripts em PHP, que são executados diariamente, criou-se os usuários no Active Directory (AD), onde é feita a autenticação dos mesmos. Utilizando o plugin do Moodle de autenticação para servidor LDAP, replicou-se todos os usuários do AD para o Moodle. Por outro lado, com o plugin do Moodle para inscrição “Base de dados externa”, foi possível controlar a criação dos cursos e as matrículas nos mesmos.

Avaliação de Modelos de Implantação do Moodle em Instituição de Ensino Básico de Minas Gerais

Autor: Gouveia, Ricardo F., Especialista em Eng. de Telecomunicações (UFMG), Gestor de TI do Colégio Magnum Agostiniano Cidade Nova, ricardogouveia@magnum.com.br.
Co-autora: Brugger, Gisele, Consultora de Implantação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, giselebrugger@gmail.com.

O Moodle foi selecionado como o ambiente virtual ideal para o projeto de integração professor-aluno do Colégio Magnum, instituição de ensino básico de renome localizada em Belo Horizonte (MG). Os quesitos que pesaram na escolha foram a sua plataforma em software livre, a base pedagógica de suas funcionalidades interativas, e sua robustez e escalabilidade, apropriadas a uma instituição do porte do Magnum, com mais de quatro mil alunos.
Após a seleção do Moodle para o apoio semipresencial às aulas, iniciou-se o estudo das opções de implantação e integração com os sistemas existentes. Além disso, foram analisadas as abordagens referentes à forma adequada de sensibilização e divulgação da nova opção para os docentes.
Nesta ocasião, a própria participação no MoodleMoot 2008 foi decisiva, bem como a visita em algumas instituições de ensino básico e superior que já utilizavam a plataforma em outros estados.
Os modelos avaliados foram, quanto à integração: totalmente isolado, parcialmente isolado, integrado ao sistema de autenticação de usuários, integrado ao sistema acadêmico, totalmente integrado. Quanto à sensibilização e divulgação: utilização em todas as disciplinas, opcional pela decisão da área pedagógica, opcional pela decisão do docente.
As soluções adequadas à realidade na nossa instituição de ensino foram: a integração total dos sistemas, e a disponibilização como uma plataforma opcional para a utilização do docente.
Este trabalho pretende relatar o detalhamento dos pontos positivos e negativos de cada modelo, bem como os motivos que nos levaram às nossas escolhas, como forma de orientar outras instituições.

Share

2 ideias sobre “MoodleMoot 2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato
close slider