Moodle- Usos criativos de fóruns

Usos criativos de fóruns

Há uma grande variedade de usos criativos de fóruns. Apresenta-se, a seguir, algumas ideias. Os fóruns em Moodle têm uma flexibidade muito grande. Isto permite que a criatividade do professor possa ser exercitada praticamente sem limites.

Fóruns P/R e a solução de problemas

John Rodgers, de Ontário, Canadá, usa um fórum do tipo P/R no ensino de matemática. Fóruns P/R permitem que o professor coloque, como tópicos do fórum, uma ou
mais questões que devem ser respondidas pelos alunos antes que vejam as respostas dos colegas. Uma aula começa com o instrutor solicitando aos alunos que resolvam um problema de matemática, identifiquem e corrijam conceitos errados, expliquem o significado de símbolos matemáticos em um determinado contexto ou algum outro tipo de exercício. Os alunos usam
de 20 a 40 minutos, em grupos para elaborar uma resposta. Depois que todos os alunos enviam sua solução para o problema apresentado, eles podem ver as respostas dos colegas. Em etapa posterior, cada um é convidado a responder a um questionário (usando o módulo Questionário) para mostrar que os conceitos envolvidos na solução do problema apresentado foram consolidados e aperfeiçoados observando as respostas apresentadas pelos colegas. Este exemplo mostra bem as possibilidades da inclusão de tecnologias no processo ensino /aprendizagem bem como a mudança do papel do professor de distribuidor de informações para orientador da aprendizagem de cada um e de todo um grupo de alunos.

Entrevistas

Convidar especialistas para conversar com os alunos de uma disciplina tem sido considerado um procedimento estimulante e muito útil. No entanto, agendar essas conversar sempre foi um problema. Os horários do convidado devem, em geral, ter prioridade. Isso conduz a uma situação em que os alunos teriam que usar horários diferentes do horário normal das aulas para que o encontro possa ser realizado. Esses problemas podem ser eliminados se um fórum for criado, com duração determinada, para que os alunos e o especialista troquem informações. A maneira mais simples é incluir o convidado como participante do curso. Alguns convidados podem arguir que não têm disponibilidade de tempo para participar de uma discussão aberta, mesmo que por tempo determinado. Neste caso é possível usar um fórum para que os alunos escolham uma coleção de perguntas que gostariam de fazer e enviá-las ao palestrante convidado. As respostas seriam colocadas no ambiente do curso para os comentários de todos os alunos, já sob supervisão do professor regular da disciplina / curso.

Debates

Muitos professores esperam, com frequência, que um certo nível de debate ocorra espontaneamente em fóruns. No entanto, é muitas vezes difícil manter a bola rolando. Uma alternativa interessante é organizar os alunos em grupos, enunciar um argumento ou tese e atribuir a cada grupo a tarefa de defender / criticar a proposta ou assertiva feita. As defesas e críticas podem ser avaliadas pela sua qualidade e fundamentação sempre deixando claros os critérios usados para tal avaliação.

Perguntas mais frequentes

Quantas vezes um professor responde a mesma pergunta para três ou mais alunos? É normal que os alunos tenham a mesma pergunta sobre um conceito, sobre como realizar um trabalho ou ainda sobre avaliações. Ou porque não há oportunidade para isso nos encontros presenciais ou mesmo por timidez, a maioria espera o final da aula para fazer, em particular, perguntas sobre esses assuntos. E o professor responde as mesmas perguntas a muitos alunos. Com o avanço das TICs é comum que alunos conheçam o e-mail do professor e enviem as perguntas por e-mail. O mesmo processo de mesmas respostas para muitos alunos se repete. O e-mail enviado a um aluno não é visto por outros alunos. Um fórum do tipo FAQ resolve esses problemas e, mais que isso, permite que tanto alunos quanto o professor elaborem perguntas e respostas com mais concisão, clareza e objetividade, uma vez que em fóruns a comunicação é assíncrona.

Fórum social

Embora a maior parte dos fóruns criados em um curso / disciplina tenha como tema algum aspecto importante da matéria estudada, é importante reservar um espaço para que os alunos, de maneira informal, conversem entre si. Um espaço de socialização online. Um fórum social, no formato fórum geral, permite que o grupo de alunos estabeleça vínculos de amizade sem a preocupação de se ater aos conteúdos de estudo e nem mesmo preocupação com avaliações. O fórum social pode também ser usado, no início de um curso, para atividades quebra-gelo. Todos podem ser convidados, por exemplo, para responder a um tópico do fórum social, colocado pelo professor, fazendo uma breve apresentação pessoal. Em curso totalmente online, este procedimento é quase obrigatório e tem consequências muito importantes na formação da roda de aprendizagem.

Fonte: Conte com Moodle no próximo semestre

Athail Rangel Pulino Filho
(Versão 1.0)
Brasília – 2009
Registrado sob licença Creative Commons

Mais informações sobre a atividade: Fórum  http://docs.moodle.org/23/en/Using_Forum

E um ótimo tutorial elaborado do Carlos Alberto Nunes

Share

4 comentários em “Moodle- Usos criativos de fóruns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato
close slider